AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional, de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Assim, criou a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro – que tem vocação natural para o turismo ligado ao mar – oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.

 

Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações inéditas, recintos e tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária para proporcionar entretenimento educativo e prazeroso ao público.

Uma das maiores atrações do AquaRio é o tanque principal – Tancão™ para os íntimos – que é o Recinto Oceânico e de Mergulho. Com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior, a combinação da impressionante massa d’água, com a grande quantidade de animais, proporciona uma experiência incrível e ímpar!

 

 Afinal, é uma oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões num ambiente lúdico e propício para se encantar, conhecer, desmistificar, respeitar e despertar a necessidade de preservar o ecossistema marinho.

Além disso, há mais 27 tanques secundários e áreas específicas, como o tanque de toque, onde o público, especialmente as crianças, podem interagir com alguns dos animais expostos.

Bons aquários podem e devem ser vistos como importantes equipamentos de sustentabilidade para a sociedade, tendo em vista que são bem fundamentados em educação ambiental de qualidade, pesquisa científica séria e estratégias de conservação da biodiversidade, sempre oferecendo ótimas condições de acomodação, exposição e tratamento pautados pelo respeito à vida e ao bem-estar dos animais. Torná-los também modernos equipamentos de turismo, lazer e entretenimento só reforça sua vocação.

Trazendo mais uma vez a pauta da importância dos aquários para o ecossistema, podemos citar um exemplo real: das três espécies de cavalo-marinho que existem no litoral brasileiro, duas correm grande risco de extinção. Aqui no AquaRio, não só abrigamos alguns exemplares dessas espécies, como realizamos projetos de reprodução em cativeiro para posterior soltura na natureza

1/2