Museu de Astronomia e Afins

O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

 

Os pesquisadores e tecnologistas do MAST realizam estudos nas áreas da História da Ciência e da Tecnologia no Brasil, Educação em Ciências em Espaços não Formais, Museologia e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Há também pesquisas aplicadas nas áreas da divulgação da ciência, preservação e restauração de objetos metálicos e papel, turismo e tecnologia da informação.


Na área de divulgação da ciência estão entre os destaques a Observação do Céu, a Visita Orientada e a Visita Escolar, que deve ser agendada com antecedência. Nos finais de semana, há programação alternada para o público visitante, tais como: Ciclo de Palestras de Astronomia, Cine Ciência, Contando Mitos, Planetário Inflável, Cozinhando com a Química, Brincando de Matemático, ASTROmania e Faça você mesmo. As exposições permanentes e temporárias são exibidas no prédio sede, mas as exposições itinerantes tem por finalidade estender para escolas e outras instituições o trabalho desenvolvido no MAST.

1/2