top of page

Como funciona?

Regulamento “Desafio Professor EXPERIMENTE CULTURA”

Sobre
O “Desafio Professor EXPERIMENTE CULTURA” é uma iniciativa  sem fins lucrativos e com viés beneficente, realizada pelo projeto EXPERIMENTE CULTURA, concebida para incentivar a inclusão de conteúdos culturais nos currículos escolares, dando apoio a professores em projetos que conectem escolas e instituições culturais. O objetivo é garantir que a educação esteja intrinsecamente ligada à valorização e compreensão da cultura e sua diversidade, ampliando o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades em que as escolas participam, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida.

 

O projeto Experimente Cultura é um programa de incentivo à visitação de espaços culturais e experimentação de ambientes que transmitem história e conhecimento. Visa promover a democratização do acesso à cultura, a promoção da diversidade cultural e a valorização do patrimônio histórico. Tem sido reconhecido por seu impacto positivo na promoção da democratização do acesso à cultura nas escolas públicas, proporcionando experiências enriquecedoras para crianças e jovens. 



Participação
Podem participar do “Desafio Professor EXPERIMENTE CULTURA” professores de escolas públicas, ONGs e entidades sem fins lucrativos*. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio do site www.experimentecultura.com.br/professores.

O prazo de inscrição estará ativo de 18 de maio de 2024  às 00:00 até dia 12 de outubro de 2024 às 23:59. Após inscrever-se o participante receberá em até 1 dia útil, um email de validação de sua inscrição contendo solicitação de alteração de senha para acesso à área logada. Para acesso à área logada, o participante acessa a página principal www.experimentecultura.com.br e clica no botão “Login” na lateral direita da barra principal de menu do site.

Dentro da área logada será possível acessar os modelos de aplicação de atividades e demais materiais disponíveis para a elaboração da atividade, além de espaço para envio dos comprovantes das atividades. Será por esta área que também estará exposto o ranking de pontuação de todos os participantes.

Para acompanhar a pontuação, o participante poderá conferir o ranking dentro da área logada, buscando seu cadastro por meio dos 4 primeiros dígitos do seu CPF. Esse será seu código de cadastro restrito à área logada.


A área de envio de atividades estará disponível a partir do dia 03 de junho às 12h00 até o dia 12 de outubro de 2024 às 12h00. A validação das atividades enviadas e sua possível pontuação, será computada em até 5 dias úteis após o envio. Caso o participante não receba confirmação de uma atividade enviada dentro deste prazo, sugerimos contatar um membro da equipe Experimente Cultura por meio do WhatsApp (21) 97249-1111.


 


Premiação
O participante vencedor ganhará uma viagem a um dos destinos culturais roteirizados pelo Experimente Cultura e poderá escolher entre levar um acompanhante ou ficar mais dias no destino escolhido. Sendo opções de destinos a escolher:

 

  • Buenos Aires / Argentina: MALBA, Museu Nacional de Belas Artes e City Tour;

  • Santiago / Chile: Museu Nacional de História Natural,  Museu da Memória e dos Direitos Humanos e City Tour;

  • Salvador / Bahia: Museu Arte Moderna, Cidade da Música e City Tour;

  • São Paulo / São Paulo: Museu Afro Brasil, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa e MASP;

  • Belo Horizonte / Minas: Inhotim, Museu de Artes e Ofícios e Memorial Mineiro.


Período da viagem: 3 dias (ou mais**) entre as datas de 08 a 18/01/2025*
*Alterações nesta data poderão ser solicitadas no momento do anúncio da premiação ao vencedor, ficando à critério da organização do projeto o aceite, desde que respeite os limites financeiros do orçamento disponível para a premiação. O vencedor deverá informar neste momento, se deseja ou não levar acompanhante.**Caso opte por não levar acompanhante, os valores remanescentes das categorias orçadas poderão ser utilizados para aumentar a quantidade de dias de hospedagem, alimentação e transporte terrestre, não sendo permitido ultrapassar o orçamento final disponível para a premiação, conforme descrição abaixo.


Planilha de Orçamento da Premiação (Vencedor com acompanhante - opcional):
 


Importante:Os custos podem variar entre as categorias, não podendo ultrapassar o limite
do total final do orçamento. Não serão custeadas outras despesas além das acima mencionadas. 

 

Pontuação

Cada atividade realizada pelo participante e enviada com devido comprovante de realização, será pontuada de acordo com a tabela abaixo.
 

  • Primeiros Inscritos (entre 18 e 31/05) - 15 pontos

  • Inscrições Padrão (entre 01/06 e 12/10) - 05 pontos

  • Criação de um Plano de Aula - 30 pontos

  • Aplicação de um Plano de Aula (incluindo o seu) -15 pontos

  • Aplicação de uma Visita Virtual Interativa - 20 pontos

  • Aplicação de uma Visita Virtual em Tempo Real* - 20 pontos

  • Enviar vídeo depoimento** de participação - 10 pontos

  • Enviar depoimento** por escrito com foto - 10 pontos

*A agenda de visitas virtuais em tempo real serão enviadas aos professores por meio de comunicados na área logada do site e via WhatsApp.
** Cada atividade aplicada poderá ser acompanhada de até 3 depoimentos de alunos e 1 do professor.

Importante:Para comprovar a aplicação dos planos de aula e/ou visitas virtuais, é importante que o professor registre uma foto contendo na imagem o uso dos materiais didáticos relacionados ao projeto. Sugerimos imagens do fundo da sala de aula, com alunos participando, aparecendo elementos relacionados ao projeto como por exemplo: projeção de vídeo educativo e/ou vídeo de visita virtual/interativa.

Após realizar inscrição, o participante receberá junto ao email cadastrado, os dados para acessar a área logada para através dela, poder realizar a produção e envio de atividades, além de conferir o ranking de pontuação.

Caso haja alguma inconsistência ou ausência de informações no ato do cadastro, um membro da equipe Experimente Cultura entrará em contato. Não serão aceitos cadastros incompletos. 

 

Ao final da apuração dos pontos, caso haja empate entre dois ou mais participantes, o critério de desempate será a data e horário de inscrição no Desafio, vencendo aquele que tiver se inscrito em primeiro lugar.



 

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

Não poderão participar: a) Professores que lecionem exclusivamente em instituições de ensino privado; b) Professores que não estejam atuando em escolas públicas, seja como docentes de sala de aula ou em projetos complementares, bem como coordenação pedagógica; c) Professores pertencentes aos cursos exclusivamente preparatórios aos exames vestibulares; d) Pessoas jurídicas ou funcionários relacionados ao Experimente Cultura ou de empresas do mesmo grupo econômico ou, ainda, empregados das empresas e instituições direta ou indiretamente envolvidas na organização do Desafio. e) Propostas que não tenham sido desenvolvidas e aplicadas entre maio e outubro de 2024. f) São condições que invalidam a participação: emprego de meios mecânicos ou robóticos para a produção dos materiais, falsificação, cópias, adulteração, omissão de informações ou fornecimento de informações parciais, falsas ou improcedentes.

No caso de suspeita de qualquer tipo de fraude ou irregularidade na participação, poderá ser solicitada a qualquer participante, a qualquer tempo, mesmo durante o período de participação ou apuração, a apresentação de dados pessoais, informações complementares e de quaisquer outros documentos e comprovações, sob pena de desclassificação imediata do respectivo. 


 

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
A divulgação do resultado acontecerá por meio do site www.experimentecultura.com.br/professores no dia 15 de outubro de 2024.


ENTREGA DOS PRÊMIOS
Após anúncio do vencedor, o mesmo terá até 5 dias úteis para confirmar a escolha do destino, as datas de viagem, seus dados e de seu acompanhante caso o tenha;

A entrega do prêmio e gestão das compras se dará por meio de agência de Turismo terceirizada e não poderão ser trocados por outros produtos ou serviços que não constem na planilha de Orçamento da Premiação, tampouco poderão ser convertidos em dinheiro.
Não está incluso na premiação, o acompanhamento turístico do premiado e/ou acompanhante.   


DISPOSIÇÕES GERAIS
- Conteúdo desenvolvido pelos participantes: (i) O conteúdo dos Projetos e Vídeos enviados será responsabilidade dos participantes, não podendo ser objeto de direito de terceiros, respondendo os participantes judicialmente por todo e qualquer dano decorrente de violação, inclusive podendo ser acionado regressivamente pelos Organizadores nos termos da legislação aplicável.

- Autorização de uso e divulgação da imagem dos participantes: independentemente do Termo de Autorização, os participantes, contemplados ou não, autorizam os Organizadores a captarem e utilizarem os materiais enviados, pelo prazo determinado no documento celebrado entre as partes sobre este objeto, sua imagem, nome e som de voz, para a divulgação da promoção, programações culturais, coletâneas, séries, impressos em geral, incluindo, mas não se limitando a convites, folders, folhetos, livros, fotografias, slides, catálogos, produtos culturais, mídia escrita e falada, televisão, websites, revistas eletrônicas e digitais, exposições (itinerantes ou não), conferências, palestras, congressos, relatórios ou outros materiais institucionais dos Organizadores, inclusive publicitários, em qualquer lugar existente ou que venham a existir.

- No caso de haver a participação, imagem e voz, de pessoas que não integram a equipe, ficará sob responsabilidade do professor orientador a devida autorização prévia dos participantes, que deverá ser enviada juntamente com o upload do vídeo.

- O participante declara plena ciência de que todo material publicado nas redes sociais e/ou na internet poderá ser eventualmente explorado e/ou utilizado por terceiros, os quais poderão livremente, mas não se limitando a, realizar novas postagens do referido conteúdo, alterar as características, imagens, formatação ou sentido do conteúdo inserido pela organizadora, realizar depoimentos sobre o conteúdo, tanto nos canais utilizados pela organizadora, como em outras redes sociais e mídias digitais, sendo que a organizadora não terá como inferir ou impedir a ação de terceiros.

- TERMO DE RESPONSABILIDADE Poderá participar da promoção qualquer que preencha os requisitos estipulados no regulamento da campanha autorizada; Os prêmios não poderão ser convertidos em dinheiro.

Captura de tela 2024-05-17 183402.jpg
bottom of page