Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam
Procure aqui uma atividade ideal para sua turma!
A Fruta Sem Nome
3 - 6 anos
Arte, História
Nesta atividade sugerimos uma contação de história, seguida de roda de conversa e pintura. O conto sugerido é de Clarice Lispector e faz parte do livro “Doze Lendas Brasileiras: Como Nasceram as Estrelas”. Ao final da atividade é possível explicar para as crianças que contos como esse ajudam na construção de episódios da nossa história, pois todo grande nome em qualquer livro ou museu, já foi uma criança curiosa por novas histórias.
A casa
3 - 6 anos
História, Arte
Nesta atividade sugerimos uma canção, seguida de roda de conversa e desenho. A música sugerida é de Vinicius de Moraes e faz parte do álbum "Vinicius canta ‘Nossa filha Gabriela’”. Ao final da atividade é possível explicar para as crianças que músicas como essa nos ajudam a observar a nossa cidade e entender um pouco da sua história a partir de sua construção. Também é possível estabelecer relações entre a cidade e o local onde cada estudante mora.
A mãe
7 - 10 anos
História, Arte
Nesta atividade sugerimos a observação de uma obra de arte, seguida de roda de conversa e confecção de escultura. A obra sugerida é ‘A Mãe’ de Antônio Poteiro que compõe o acervo do MAM-RIO e esteve presente na exposição Estado Bruto. Nesta atividade é possível explicar para as crianças como a arte pode ser feita a partir de materiais disponíveis na natureza, como é o caso da argila. A arte pode entrar em diálogo com o meio ambiente onde ela é feita, podendo transmitir sentimentos e sentidos do artista para os espectadores.
Atividade Constelações
7 - 10 anos
Ciências
Nós, que moramos nas grandes cidades, muitas vezes não conseguimos ver as constelações à noite. Mas, com essa atividade divertida e fácil, vamos resolver esse problema.
Boneca Egípcia
3 - 6 anos
História
Você sabia que a brincadeira de boneca foi criada no Egito Antigo?
Carta Celeste
Livre
Ciências
Você costuma olhar pro céu? Que tal propor uma observação criativa e afetiva com crianças e adolescentes? A partir da observação do céu, muitos cientistas trouxeram conhecimentos sobre a nossa morada na Terra e nos ajudaram a compreender um pouco mais sobre a grandeza do universo. Uma forma de identificar estrelas, planetas e os astros é desenhando uma Carta Celeste, que nada mais é do que o desenho do céu e o posicionamento atual das constelações que conhecemos.
Cartas minerais
11 - 14 anos
Ciências
Um jogo que induz à pesquisa e auxílio numa viagem pela geografia e pela história do Brasil através de metais abundantes no país e que fazem parte do nosso cotidiano.
As 15 cartas são colocadas ao lado do mapa do Brasil. A turma pode ser dividida em até 7 grupos. As cartas são divididas entre os grupos (se forem 7 grupos, serão 2 cartas para cada).
Eles terão de 15 a 20 minutos para pesquisar as informações e tentarem descobrir de que elementos estamos falando e onde ele se encontra no mapa.
Não se preocupe em achar vitoriosos. O estímulo à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento é o propósito dessa atividade.
Chapeu dos planetas
3 - 6 anos
Ciências
Imprima o molde dos planetas, pinte, recorte e cole em uma tira de cartolina preta. Tente seguir a ordem dos planetas no sistema solar.
Corrida geológica
07 - 10 anos
Ciências
A ideia dessa atividade é conhecer um pouco da história geológica da Terra através de eventos naturais como a formação dos elementos, concentração de gases e processo evolutiva da vida no planeta.
Alguém vai ganhar a corrida, mas tod@s vão sair ganhando com o jogo.
Enigma
11 - 14 anos
Ciências
Use a legenda abaixo para substituir no diagrama A os símbolos pelas letras correspondentes e descobrir a mensagem que você deverá escrever no diagrama B.
Enigma
7 - 10 anos
Arte
Retire as letras X e Z da sequência, descubra o nome de uma grande pintora modernista brasileira que pintou este quadro que se chama Abaporu e escreva na linha abaixo. Depois pinte o quadro e pesquise sobre ele e sua autora.
Gaia, Mãe de muitos
3 - 6 anos
Arte, História
Ao final da história, converse com as crianças sobre quem pode ser a Gaia e se eles conhecem alguma história parecida. A ideia é trazer a importância da história do planeta e o processo evolutivo da vida mas também a preocupação com sustentabilidade e cuidado com o meio-ambiente.
Hieróglifos
11 - 14 anos
História
Apesar de toda a história egípcia, apenas uma entre cem pessoas sabia ler e escrever. Assim, mesmo no país a escrita hieroglífica era um mistério para a maioria do povo. Os Hieróglifos eram encontrados em todas as coisas possuídas ou construídas pelos ricos, paredes de templos, portas de casas, móveis, papiros (um tipo de papel de junco feito do Nilo) e até panelas, mas quase ninguém além deles conseguia interpretá-los.
A escrita hieroglífica não relata necessariamente os mistérios do Universo, pode ser somente coisas simples como uma lista de lavanderia, uma carta ou um poema.
Les masques
11 - 14 anos
Arte, Ciências
Nesta atividade sugerimos a observação de uma obra de arte, seguida de roda de conversa e a modelagem de uma escultura reciclada. Também é possível confeccionar uma ficha que identifique a obra em folha de papel A4. Vamos analisar com cuidado a obra do artista haitiano Junior Fritz Jacquet. Suas máscaras são feitas com material reciclado, neste caso, rolinho de papel higiênico. Depois, utilizando dobras como na técnica de origami, o artista “dá vida” ao material que iria para o lixo moldando expressões no papel. Por último, ele utiliza tinta para colorir as expressões. Ao final da atividade é possível explicar para os jovens que trabalhos como esse podem ajudar a preservar o meio ambiente, além de serem uma maneira diferente de olhar o mundo e os materiais que estão à nossa volta. Obras de arte podem ser produzidas com diferentes tipos de materiais e técnicas. Dessa maneira, podemos nos inspirar a criar uma escultura feita com materiais acessíveis e com as nossas próprias mãos.
Megazord
7 - 10 anos
Arte, História
Nesta atividade sugerimos a observação de uma pintura, seguida de roda de conversa, sorteio e desenho coletivo. A obra de arte sugerida é de Maxwell Alexandre e faz parte da série “Pardo é Papel”. Ao final da atividade é possível explicar para as crianças que trabalhos de arte como esse ajudam na desconstrução de visões racistas e preconceituosas da história da arte e da nossa sociedade, pois traz para dentro do museu personagens que antes marginalizados pelas instituições de arte, tais como personagens negros de filmes, desenhos e gibis.
Máscara Egípcia
7 - 10 anos
História
Vamos fazer uma atividade inspirada na visita ao Egito Antigo? Que tal montar uma dramatização sobre o tema ou mesmo um baile de mascaras utilizando os modelos abaixo? Imprima, pinte, recorte, amarre um elástico e divirta-se!
Oiá e o bufalo interior
7 - 10 anos
História, Arte
Nesta atividade sugerimos uma contação de história, seguida de roda de conversa e pintura. O conto sugerido é de Kiusam de Oliveira e faz parte do livro ‘Omo-oba: histórias de princesas’. Ao final da contação de histórias é possível explicar para as crianças que esse conto advém do povo Iorubá e são típicos da cultura africana. Também conhecido pelo nome de itàn, esse tipo de história é transmitida de geração em geração através da oralidade e traduzem saberes ancestrais de uma cultura. Nesta história podemos conhecer dois Orixás que compõem parte da mitologia e religiosidade africana. Esta atividade pode auxiliar os alunos a desconstruir preconceitos e também a perceber a diversidade das culturas espalhadas ao redor do mundo. Além disso, é uma forma de aplicar em sala de aula a lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Os orixás dessa história são crianças como vocês e eles adoram se divertir com seus instrumentos favoritos!
Operários
11 - 14 anos
Arte
Faça uma releitura, substituindo o fundo e o rosto dos operários por quem você quiser: você pode desenhar os seus colegas de classe, os seus atletas preferidos, etc. Você pode desenhar ou fazer uma colagem manual, usando imagens de revistas, ou digital.
Pequeno dicionário indígena
07 - 10 anos
História
Caça-palavras para encontrar palavras do repertório das crianças, traduzidas para 5 dos mais de 150 idiomas indígenas falados somente no Brasil.
Dessa forma, as crianças podem aprender sobre as interações entre os idiomas indígenas e o português, observando que muitas de nossas palavras e nomes de lugares são de origem ou influência indígena.
Plaquinhas Meu nome é?
Livre
Ciências
Você que visitou o Jardim Botânico deve ter percebido a importância de reconhecer e identificar as espécies de fauna e flora existentes na natureza. Afinal, a gente só cuida do que a gente conhece, não é mesmo? Por conta disso, pensamos numa proposta de atividades para vocês que experimentam cultura com a gente. A ideia é a seguinte: Na sua casa tem plantas? Se não tiver, dá pra fazer na casa da avó ou na escola! Você vai escolher uma planta pra dar um nome a ela. Mas não é só isso, vai precisar pesquisar seu nome científico, origem, curiosidades e a história que essa planta carrega. Depois dessa pesquisa, terá que produzir uma plaquinha com as informações que você achar interessantes.
Tangram
3 - 6 anos
Arte
O cubismo foi uma vanguarda artística européia marcada pelo uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
XL
11 - 14 anos
História, Arte
Nesta atividade sugerimos a observação de um mapa, seguida de roda de conversa e desenho. A obra de arte sugerida é de Heitor dos Prazeres e recebe o título de “xl”. Ao final da atividade é possível explicar para as crianças que trabalhos de arte como esse ajudam na desconstrução de visões racistas e preconceituosas da história da arte e da nossa sociedade, pois traz para dentro do museu personagens que antes marginalizados pelas instituições de arte, tais como personagens negros de filmes, desenhos e gibis.